√ćndices de Corre√ß√£o

Quando um contrato imobili√°rio prev√™ algum tipo de reajuste baseado nesse ou naquele √≠ndice financeiro, logo surgem d√ļvidas. Afinal de contas, o que s√£o esses √≠ndices e o que eles representam? Na verdade, os √≠ndices financeiros s√£o representa√ß√Ķes do contexto financeiro de determinadas categorias. No mercado imobili√°rio, costumam ser usados para regular a precifica√ß√£o e os reajustes de alugu√©is ou financiamentos. Quer entender melhor? Ent√£o confira a seguir nossa lista com os principais √≠ndices financeiros e veja como eles afetam os contratos imobili√°rios!

INCC

O √ćndice Nacional de Custo da Constru√ß√£o √© calculado mensalmente pela Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas. Como o pr√≥prio nome j√° sugere, esse indicador financeiro acompanha a varia√ß√£o de custos na constru√ß√£o de unidades habitacionais, levando em conta fatores como m√£o de obra e mat√©rias-primas. O INCC costuma ser usado como refer√™ncia na compra de im√≥veis em constru√ß√£o ou na planta e, por isso, impacta especialmente os valores de financiamentos.

IGP-M

Levando em conta uma vasta gama de fatores que v√£o de mat√©rias-primas agr√≠colas at√© produtos e servi√ßos entregues ao consumidor final, o √ćndice Geral de Pre√ßos do Mercado tamb√©m √© calculado pela FGV. Ele √© considerado para o reajuste de diversos contratos, como as contas de luz. No mercado imobili√°rio, o IGP-M √© o √≠ndice balizador de corre√ß√£o para contratos de aluguel ou para a compra de im√≥veis.

O reajuste anual do aluguel é relativo ao IGP-M acumulado de todo o ano e não apenas à taxa do mês escolhido para a efetivação da correção. Em relação aos contratos de compra, o IGP-M só é usado para corrigir parcelas referentes a imóveis entregues prontos ou, ainda, parcelas cobradas após a finalização de uma construção.

 

fonte: http://www.ingaia.com.br/indices-financeiros-saiba-como-eles-reajustam-os-contratos-de-imoveis/